Onde encontrar antiguidades preciosas

Muita gente me pergunta como eu faço para encontrar as preciosidades que oferecemos aqui no Comércio Virtua.

Em primeiro lugar, trabalhar com o mesmo negócio por vários e vários anos faz com que você fique conhecido em algum cenário. O marketing boca a boca ainda é a melhor ferramenta, pelo menos no negócio das antiguidades. Muitas pessoas me procuram querendo restaurar objetos antigos e, quando entendem o trabalho que isso dá e o tempo que demora, acabam preferindo se livrar do objeto e receber uma compensação financeira mais rápida. Isso é ótimo, pois nos coloca ainda mais como referência nesse segmento, uma vez que as pessoas confiam no nosso feedback.

Mas mesmo assim, com essa credibilidade em alta, muitas vezes recebemos pedidos de peças que ainda não temos, ou que tivemos e já vendemos. Como um bom comerciante, eu não vou ficar esperando isso aparecer na minha mão. Preciso correr atrás, ir em busca do que vai satisfazer a minha clientela. Isso aumenta ainda mais a credibilidade do Comércio Virtua. E, como eu tenho me aventurado bastante nessa história de internet e mundo online, comecei a procurar algumas fontes para encontrar mais peças, mais material e aumentar o meu portfolio de ofertas!

Comecei procurando antiguidades na internet. Encontrei algumas ofertas no mercado livre, outros sites que vendiam produtos similares aos nossos – mas nunca com a mesma qualidade de restauro, isso é difícil de encontrar, modéstia à parte – mas acabei muitas vezes me deparando com gente um pouco ranzinza, que supervaloriza os seus produtos porque não entendem que o valor emocional que aquele produto tem só existe para aquela pessoa. Ninguém vai pagar mais caro em um relógio de parede porque ele era da vó da sua avó e foi passado de geração em geração sempre no trigésimo aniversário de cada uma das matriarcas e isso requeria sempre um ritual de passagem lindo, com velas e flores. Não! As pessoas não estão interessadas nessas histórias! Elas se interessam pelas histórias que podem contar com o novo antigo produto que estão comprando! Essa é a grande sacada que percebi quando comecei a trabalhar com antiguidades…

Mas muitos vendedors de antiguidades ainda não sacaram isso, e aí fica difícil encontrar peças boas e úteis com essas pessoas.

Até que finalmente me veio um clique!

Quem são as pessoas que possuem antiguidades boas e úteis em suas casas? Pessoas de famílias tradicionais, com bastante dinheiro, que já estão na parte alta da sociedade há algum tempo, algumas gerações. Essas pessoas sempre procuram não se destacar na internet, nas mídias sociais, mas elas também fazem negócios e procuram oportunidades. Pensei comigo: que tipo de oportunidades essas pessoas procuram?

Foi aí que juntei as peças. Essas pessoas geralmente são donas de imóveis. Imóveis caros, gigantes, belíssimos. Casas luxuosas à beira-mar, chácaras, sítios, enfim, propriedades exuberantes esculpidas por anos e anos. Resolvi fazer uma busca na internet atrás de sites e lugares que eu pudesse fazer uma busca de propriedades como essas para conhecê-las e me fazer de um possível cliente.

Assim que eu caí no site da BrazilExclusive. Os caras tem um portfolio de casas incríveis em quase todo o canto do Brasil, mas principalmente aqui na costa carioca, no sudeste. Entrei em contato com eles e marquei algumas visitas em algumas casas, pagando de bacana como quem quisesse comprar alguma daquelas magníficas propriedades.

E funcionou como um relógio. Todas as casas que visitei possuíam algum cômodo ou vários com peças clássicas, antiguidades raríssimas que estavam paradas há muito tempo, juntando poeira – haja vista que a casa estava desocupada para vender. Eu entrava dando uma de bacana, falando que estava procurando um imóvel daquele, terminava a conversa falando que queria algo um pouco mais assim ou mais assado e, no meio da conversa, inventava uma história sobre alguma peça que eu tinha visto. Pedia o contato do proprietário – que os corretores obviamente não me davam – e depois insistia para que eles falassem com eles a respeito da oferta que eu fazia sobre esse ou aquele móvel!

Batata!

Consegui bastante peças assim!

Mas depois de um tempo você fica meio fichado, e aí precisa procurar outros sites para fazer essa busca…

Legal, né?

Com um pouquinho de malícia e inteligência, a internet pode oferecer muito mais do que ela aparenta!

E só compartilho esse segredinho com vocês porque, sinceramente, acho que essa fórmula não funciona mais de tanto que eu a desgastei! hehehehe… pelo menos não com sites de casas luxuosas como o Brazil Exclusive. Se bem que sempre tem um ou outro que a gente ainda não encontrou…